“Tenho dúvidas todos os dias. Penso que as dúvidas são boas porque te dão a possibilidade de trabalhar com maior intensidade, em ser mais humilde em aceitar que precisas de trabalhar arduamente para melhorar as coisas, por isso, com certeza que tenho dúvidas.”
Rafael Nadal
O que o Rafael Nadal se está a referir aqui é a sua estratégia de abordar as suas dificuldades e como as enfrenta.
Coping ou Enfrentamento
Coping ou enfrentamento pode ser definido como um conjunto de estratégias cognitivas e comportamentais desenvolvidas pelas pessoas para lidar com as exigências internas e externas da relação entre o indivíduo e o ambiente. Essas estratégias estão relacionadas com a saúde mental, uma vez que podem moderar o impacto das adversidades ao longo da vida, além de aumentar os níveis de bem-estar psicológico e reduzir o sofrimento (Lazarus & Folkman, 1984).
Neste caso o Rafael Nadal está a usar o coping de abordagem.
O que é Coping de Abordagem?
O coping de abordagem envolve o atleta confrontar a fonte da dúvida e depois tentar eliminá-la através da acção directa (por exemplo, desenvolvendo um plano de acção ou incutindo mais esforço; Roth & Cohen, 1986). Por exemplo, se um atleta duvidasse da sua condição física, o atleta poderia utilizar estratégias de abordagem, tais como procurar a ajuda de um preparador físico, utilizar a gestão do tempo para planear quando as sessões ocorreriam e estabelecer metas, etc.
Coping de abordagem inclui:
- Prontidão relativa para percecionar estímulos ameaçadores
- Pesquisa ativa
- Procurando conhecimento
- Avaliação e planeamento cuidadosos
- Prestando atenção aos elementos ameaçadores
- Ter informações precisas sobre o que esperar em relação a uma situação ameaçadora
- Atender aos sinais de alerta
- Estabelecimento de objetivos
- Gestão de tempo
- Planeamento
No reverso da medalha temos o coping de evitamento que nos leva a uma série de comportamentos que nos tentam afastar da dúvida.
O que é Coping de Evitamento?
O coping de evitamento envolve tentativas psicológicas e/ou comportamentais de se desligar de uma situação em que sente dúvidas. Roth e Cohen (1986) referiram que o coping de evitamento inclui:
- Procrastinação
- Desistir da responsabilidade pessoal
- Pesquisa inadequada de pistas ambientais
- Restrição do pensamento sobre o stressor e falha na avaliação da situação
- Procurando distração
- Orientação para longe dos stressores e das reações a eles
O impacto do Coping na performance desportiva
Nicholls et al. (2016) publicaram uma meta-análise de 16 estudos em contexto desportivo onde examinaram a relação entre o coping e o desempenho desportivo, incluindo o coping de abordagem e o evitamento. Nessa meta-anaálise referem que as estratégias de coping baseadas na abordagem estavam associadas a atletas de vários desportos terem melhor desempenho do que aqueles que utilizavam estratégias de coping baseadas no evitamento.
O Rafael Nadal não evita as dúvidas, procura sim aprender com elas, e move-se em direcção das informações e das pessoas que o poderão ajudar.
A dúvida pode-nos paralisar, e dessa forma afastar-nos das coisas que são importantes para nós e as quais ambicionamos alcançar.
De que forma podemos ver para além da dúvida?
Com curiosidade.
Não é certo que as perspectivas mais negras que a dúvida nos traz se concretizem, e mesmo que exista a possibilidade de algo não correr como esperado, se tivermos curiosidade vamos entender como podemos evitar ou diminuir as possíveis consequências.
Também com curiosidade vamos procurar entender de onde vêm as nossas dúvidas e o que nos tentam dizer.
Olha para elas, questiona-as, procura ajuda, senta-te com elas com curiosidade, daquela que temos quando um amigo nos conta uma história.
Caso nada seja feito, vão continuar lá, impedindo-te de chegar onde sonhas.