Photo by Анна Нэсси
“A conclusão é que, se esperamos determinados comportamentos das pessoas, tratamo-las de forma diferente – e esse tratamento é suscetível de afetar o seu comportamento.”
Robert Rosenthal
Falhar o objectivo
A selecção portuguesa não se qualificou para as meias-finais do Europeu de Futebol 2024, perdendo para a França no desempate por grandes penalidades, tem o João Félix acertado no poste e dessa forma responsabilizado por muitos pela derrota.
Não conheço o João Félix pessoalmente, não sei o que sentiu quando falhou, nem sei o que tem pensado sobre a sua carreira desde que saiu do Benfica em 2019.
Na página da wikipedia sobre ele, está que a sua alcunha é “O Menino de Ouro”, que saiu por 126 milhões de euros, mas não nos diz o que tem sido para ele carregar este peso.
Após o jogo contra a França, os jornais espanhóis teceram várias críticas e dizem que, apesar de talentoso, Félix não terá as condições necessárias para ser um jogador de topo, apontando não só a grande penalidade falhada, mas também a atitude que demonstrou em campo.
Isso foi visível ao longo dos jogos, que parecia existir alguma dificuldade em lidar com a frustração e as suas próprias expectativas.
20 Valores
Quando tirei a minha licenciatura em arquitectura tive uma colega que tinha tido 20 valores no primeiro ano na disciplina mais importante, a cadeira de projecto. Mesmo antes de a conhecer pessoalmente já tinha ouvido falar dela pelo feito conseguido.
No ano seguinte, quando foi minha colega, as coisas não começaram bem, havia muitas expectativas, mas também muito julgamento relativo às suas capacidades e se o valor obtido no ano anterior seria justo. Tudo o que fazia era alvo de maior escrutínio por parte de colegas e professores, não de forma totalmente aberta, mas existia.
A colega em questão, teve muitas dificuldades em lidar as expectativas, tendo acabado o ano com uma nota muito inferior ao que era o seu real valor.
Na mesma turma tínhamos uma colega que tinha tido 19 valores e que navegou sem grandes problemas o segundo ano.
Diferenças?
Algumas, em termos de personalidade, mas também não ter tantos olhos postos em si e em tudo aquilo que produzia.
O efeito pigmaleão
“O efeito Pigmaleão é um fenómeno psicológico que descreve como as expectativas podem modificar o comportamento. Fornece provas da profecia auto-realizável, que é a ideia de que as crenças dos outros sobre nós se tornam verdadeiras porque têm impacto na forma como nos comportamos.” 1
Este efeito foi estudado por Robert Rosenthal e Lenore Jacobson em 1968, e segundo os autores, professores que têm uma visão positiva dos alunos tendem a estimular o lado bom desses alunos e estes devem obter melhores resultados; inversamente, professores que não têm apreço por seus alunos adotam posturas que acabam por comprometer negativamente o desempenho dos educandos.
O aluno João Félix
As expectativas geradas pela transferência milionária para o Atlético de Madrid tiveram impacto em muitas pessoas envolvidas, entre elas estará com certeza o atleta e os seus treinadores.
Da mesma forma que os professores da minha faculdade foram influenciados pelos 20 valores, todos os treinadores do João Félix terão sido influenciados pelos valores monetários envolvidos na transferência.
A exigência, as expectativas, passaram a ser inversamente proporcionais à margem para errar. Um jogador de 1 milhão tem mais “desculpas” que um jogador de 126.
Um círculo vicioso
Como Rosenthal e Jacobson verificaram as expectativas afectam os comportamentos dos professores (ou dos treinadores e adeptos neste caso), influenciando as interacções com os alunos (os atletas neste caso), que por sua vez respondem com determinados comportamentos que tendem a reforçar ou invalidar aquilo que é expectável.
O talento de João Félix é reconhecido por todos, mas não parece ter chegado para cumprir as expectativas que se têm dele desde que saiu do Benfica.
Um jovem
O João Félix, estreou-se na equipa principal do Benfica com 17 anos, saiu com 19.
Esteve uma época em grande destaque e saiu, era o acarinhado pela estrutura, pelo seu treinador e pelos adeptos. Chega a Madrid como um custo mais do que um valor.
Será que o seu treinador lhe deu tempo para desenvolver ou começou a tentar rentabilizar a sua compra?
Não sei, não tenho meio de saber.
O efeito pigmaleão positivo
Como vimos anteriormente as expectativas podem ser positivas, levando a um maior investimento por parte dos professores/treinadores no desenvolvimento de uma relação promotora de bons resultados. As expectativas podem tornar-se algo de muito pesado se o foco for apenas no resultado que esperamos da pessoa.
Esperar o melhor não tem de ser uma maldição, deve ser um acto de confiança de acreditar que aquela pessoa tem muito para dar, mas nem sempre nos tempos que gostaríamos e definimos.
O lado financeiro do desporto tem muito peso atualmente, mas muitos de nós não estamos nesses contextos, estamos no desporto de formação, mas onde expectativas de resultados futuros podem ter grandes consequências.
Vamos acreditar no melhor de cada um dos nossos jovens atletas, promover o seu desenvolvimento e o desenvolvimento das suas competências, mas não coloquemos valores concretos, poderemos estar a criar um tecto que não os deixará crescer.
- Kierein, N. M., & Gold, M. A. (2000). Pygmalion in work organizations: A meta-analysis. Journal of Organizational Behavior, 21(8), 913-928. ↩︎