Jovens e crianças a praticar desporto, estão todos a fazer o mesmo?
No que há investigação diz respeito, existem dois grandes ramos, que apesar de diferentes, são complementares.
Um deles está mais focado no desenvolvimento de talento, frequentemente motivado pelo reconhecimento de que o sucesso profissional, internacional e olímpico conduz a recompensas económicas substanciais e ao orgulho do atleta e do país que representa. Este acaba por ter um foco em resultados e no desporto de elite, procurando compreender os mecanismos envolvidos, de modo a poderem ser replicados e aumentando a probabilidade dos jovens atletas que sigam este caminho.
O outro ramo olha para o desporto jovem como veículo para um desenvolvimento positivo, focado nas aprendizagens psicossociais e o desenvolvimento de competências para a vida através do desporto, ajudando na transição de adolescente para adulto.
Será que os Jovens Atletas, Pais, Treinadores e Dirigentes têm consciência em qual dos ramos estão mais focados, interessados e envolvidos?
As exigências e as abordagens serão diferentes, não que um esteja certo e o outro esteja errado, apenas deve estar claro para todos, em especial para os adultos, o que pretendem e quais os recursos necessários para cada.
Um jovem de 5, 6 anos, poderá gostar de jogar com os amigos, até pode dizer que quer ser jogador de futebol, mas terá a noção se está num clube que privilegia a competição?
Para os pais é importante estarem atentos o que pretendem da prática desportiva dos seus filhos, que recursos logísticos, financeiros e de tempo conseguem dispensar, pois como todos sabemos podem ser muitos os recursos necessários.
O desporto de competição também pode desenvolver, e normalmente desenvolve, as capacidades que foram referidas como as competências psicossociais, mas exige que se desenvolvam outras capacidades que permitam suportar as exigências acrescidas que uma prática intensiva implica.
Para treinadores e dirigentes, também é importante clarificar se pretendem estar mais focados no desenvolvimento de talento, no desenvolvimento positivo através do desporto, ou até num equilíbrio entre os dois.
Há em Portugal academias de formação que são claramente focadas no desenvolvimento de talento, o que não invalida que se preocupem com um desenvolvimento positivo e equilibrado, isto implica é o aumento de recursos necessários.
Nem todos os jovens atletas serão atletas profissionais, mas todos irão ser adultos que se querem capazes e realizados nas profissões que escolherem.
A psicologia pode ajudar nas duas vertentes descritas anteriormente, assim como na clarificação dos objectivos que atletas, pais e dirigentes possam ter do seu envolvimento no mundo do desporto. A psicologia pode ajudar no desenvolvimento de competências psico-socioemocionais necessárias para que todos tenham uma melhor experiência desportiva.